8 de nov. de 2011

Árabes-Israelenses Preferem Israel

"Ne-vé shal-om / Waah-at i-sal-aam": Oásis da Paz
Árabes de Israel não pensam em deixar país
Síntese do post publicado por Gustavo Chacra no jornal O Estadao de S.Paulo

Os árabes-israelenses, ou palestinos de 1948, como gostam de ser chamados, não sonham com um Estado palestino; eles defendem a criação de um país “Palestina” mas não querem deixar de viver em Israel mudando-se para lá.

Os dois principais motivos de os palestinos quererem a cidadania israelense são o seguro- saúde e as vantagens econômicas. Poucos querem enfrentar a incerteza de viver em um futuro Estado palestino, quando podem fazer parte de uma economia como a israelense.

Ao todo, os árabes correspondem a um quinto da população israelense – sem contar os judeus originários de países como Marrocos, Síria e Iraque. De cada dez palestinos de 1948, oito são muçulmanos sunitas, um cristão e um druso. Os muçulmanos e os cristãos são os mais apegados à identidade palestina. Com raras exceções, não servem o Exército. Já os drusos se alistam nas Forças Armadas de Israel e combatem palestinos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

Um comentário:

  1. Este de neinteles pentru mine, intretinerea conflictului intre israelieni si palestinieni. O seara frumoasa, Odorica:)

    ResponderExcluir